quarta-feira, agosto 01, 2007

De Porec para Zagreb

Domingo, dia 29 de Julho. A noite foi passada perto da entrada para o camping e por volta das 7h fomos acordados pelos seguranças. Vinham ambos de motorizada e puseram-se a acelerar em frente a tenda para nos acordar... Abrimos a tenda e lá estavam eles a dizer que nao podiamos ficar ali. Prontamente lhes explicamos que estavamos ali porque nao tinhamos sítio onde ficar e que iríamos para o camping nesse dia. Penso que já e habitual este tipo de situacões e, como tal eles nao nos chatearam mais. Voltamos a dormir e acordamos era cerca das 9h30.
Arrumamos a tenda e fomos monta-la dentro do campismo. O campismo era relativamente longe de Porec e, como tal apanhamos novamente o comboio pois tinhamos que ir a um supermercado a procura de uma botija para o camping gaz. Apos uma longa caminhada la encontramos e, depois de ter passado a tarde na praia a dormir voltamos ao camping para jantar. Fizemos uma massa com atum, mesmo em frente ao mar, nas rochas e ali ficamos ate cerca das 23h00 a ouvir musica, beber chá e a ver o anoitecer. Muito louco, água cristalina, a uma temperatura maravilhosa e um calorzinho de verão, mesmo durante a noite.
A noite no camping

Passamos a noite no camping. Precisávamos descansar pois o dia seguinte ia ser duro.

Era segunda feira, dia 30 e a hora de acordar foi retardada:). Acordamos deviam ser quase 10h. Um banho matinal e estavamos prontos para nos fazermos a estrada. Arrumámos a tenda e as mochilas e apanhámos um autocarro para Porec.

O pequeno almoco antes de partir

Estava um calor abrasador, como de costume e um pequena caminhada ate ao terminal de autocarros invalidou automaticamente o banho que tinhamos tomado. Estavamos já todos transpirados e não era ainda meio dia. Tomamos o pequeno almoco na estacao de autocarros e partimos por volta das 14h em direcção a Rijeka. O plano inicial de descer a costa croata foi por agua abaixo. Iamos agora em direccao a Zagreb. A viagem demorou cerca de 2 horas, pelo meio das montanhas e debaixo de um temporal imenso. Chegados a Rijeka, ao tirar as mochilas da bagajeira deixei cair os óculos e só reparei passados 15minutos. Azar... Dois pares de óculos numa semana é muita coisa, mas tudo bem. Já esta, já está. Não interessa lamentar.
Chegados a Rijeka compramos de imediato os bilhetes para Zagreb e lá fomos nós novamente de autocarro... Durante a viagem conhecemos 6 croatas com quem viemos a conversar a viagem toda. Gente porreira que nos foi falando da Croácia e dando indicacoes sobre o que fazer quando chegássemos a Zagreb. A viagem demorou cerca de 3 horas e chegamos a Zagreb eram perto das 20h. Mal deixamos o autocarro um velhote veio falar conosco com intenções de nos ajudar. Era Designer e natural de Zagreb. Tinha 55 anos, chinelos de dedo, calções e uma t-shirt amarela. Já tinha estado por duas vezes em Portugal, em Lisboa e no Porto e adorava o fado e a Amália. Ofereceu-nos ajuda e nós prontamente a aceitámos. Apanhou o tram nº2 conosco, levou-nos à estação de comboios e ajudou-nos a obter todas as informações que necessitavamos. Tipo porreiro... De seguida levou-nos a conhecer o centro e guiou-nos até ao hostel onde iamos ficar as duas noites seguintes. Chegados ao Hostel despediu-se de nós e partiu, pois a esposa estava a espera dele para jantar.
Estavamos em Zagreb, num hostel mesmo no centro e ficámos num quarto com mais 3 portugueses e 1 holandes. Jantamos, tomamos o habitual cha e ali ficamos durante a noite...

O nosso quarto em Zagreb

3 comentários:

Anónimo disse...

olha ó degues ,so li os titulos mais nada...é so texto ,,so texto!k é isto pá?nao konseguiste por fotos o k é k eu tenhu a ver kom isso?lolll...naomas a serio nao vou ler estes textos enormes, da mto trabalho!
kontinuaçao de boas ferias!beijo grande pa ti!

Isabel Gomes disse...

Caro Degues,

Eu nem sequer deveria andar por aqui (só por causa das coisas), mas como até sou solidária com os bloggers, e pouco exigente com os conhecidos, cá vim.
Ficarei à tua espera no meu mundo virtual, em troca...

Isto tudo só para te dizer que sim, que li os textos (mesmo sem fotos), enquanto fã inveterada de viagens, gentes e culturas - OBRIGADA por partilhares isto com a malta.
E continuação de boa aventura.

Quando voltares, podes visitar-me no-sítio-onde-já-sabes.
Apesar de não seres flor que se cheire, temos saudades das tuas cores...

Beijos e até breve

LMF disse...

És um sortudo!
Abraço.