sábado, agosto 04, 2007

8 Dia - Sarajevo to Mostar

Bem, o dia foi passado em Sarajevo. Um dia calmo. Estava ansioso por ir para Mostar. Deixar Sarajevo deu-nos logo uma grande saudade, tanto para mim como para o César. Foram três dias super bem passados. O hostel é magnífico, a cidade maravilhosa e a companhia a melhor que podiamos ter encontrado. SIMPLESMENTE PERFEITO... Mas tinhamos que partir e sempre com a certeza de que iríamos passar dias tao bons ou ainda melhores no nosso próximo destino, Mostar.

Ro, Cesar e a dona do Hostel!!!

Tinhamos comboio as 18h20 para Mostar. Almocamos no hostel uma sandes e depois demos uma volta pela cidade com o Harch e com o Mark que estava com uma grande ressaca de ontem a noite. O dia foi calmo. Estava ansioso por ir para Mostar. Dois Holandeses e um casal portuga tinham-nos falado do Hostel "Majdas". E tinham falado muito bem, mas a Kate e a Ammie estavam noutro hostel. Portanto ainda nao sabiamos onde iamos ficar.
O comboio chegou a Mostar por volta das 21h30. E agora, onde vamos? - pensamos nós. Estavamos na companhia da Rosie e de uma francesa que conhecemos a saida de Sarajevo. Um pouco estranha esta, mas estava conosco:). Mal saimos do comboio, um homem com os seus 35 anos veio perguntar-nos se eramos um grupo de 6. Era o Batta, dono do hostel "Majdas". Disse-nos logo que tinha o hostel cheio, pois estava a espera de um grupo, mas para irmos com ele e logo se via. Tipo porreiro, alto, super simpatico e engraçado. Nascido na Bosnia. Detesta os Sérvios..., acho que consigo facilmente perceber a razao:). Ah, detesta tambem o Kusturica, pois diz que é um traidor.

Ok, lá fomos nós então, no seu carro em direcção ao hostel. Bem, surreal.... O hostel era o seu apartamento, onde morava com a sua irma e com a mãe, uma senhora com os seus 70 anos super bem disposta também. Todas as divisões estavam ocupadas com várias camas..., dois quartos com oito camas cada um e a sala com seis. Não havia espaço para mais nada. Sinceramente fiquei sem perceber onde eles dormiam!!!... Bem, nunca tinha visto nada parecido. Havia uma regra logo a entrada. Toda a gente se descalça ou não fosse esta uma casa de família muçulmana. A entrada estava repleta de sapatos e chinelos. Ja estive em dezenas de pousadas, guests houses, hostels, etc, mas nunca em nenhuma como esta. Tinha uma pequena sala na varanda, com dois sofas e uma pequena mesa. A sua mae serviu-nos de imediato um chá a cada um e uma fatia de bolo (especialidade da casa). Estivemos na conversa durante alguma tempo até que chegou o tal grupo de 6 italianos de quem estavam a espera. Conclusão, não havia lugar para nós. Tentou ligar para outros hosteis, mas nada.... Solucão: dormir na varanda.... Falamos com o tipo e ele comecou logo a rir-se... Mas concordou. Melhor que dormir na rua. Eu e o César vamos ficar na varanda, com os sacos-cama e a Rosie vai ficar no hall de entrada do apartamento, no sofá... Fez-nos um preco porreiro, por isso ta-se bem. Surreal mesmo. E la fomos nós dormir para a varanda...



Amanhã vamos dar uma volta com o tipo do hostel, o Batta. De carro até um rio com quedas de água. Não sei o que nos espera, mas vamos a ver no que dá. É barato, por isso é na boa. Devemos cá ficar ate segunda feira e, se nada se alterar, segunda a noite partimos em direccao a Belgrado, desta vez de autocarro para ir ao tao esperado "Guca festival" e encontrarmo-nos com o Sandro. Vamos a ver...

Sem comentários: