sexta-feira, agosto 03, 2007

6 e 7 Dia - Sarajevo

Apos termos deixado as mochilas no quarto lá fomos nós dar uma volta pela cidade. Sarajevo é super engraçado. O hostel era em plena "Old Town", bastante central mesmo. Passeamos o resto da manhã pelas ruas da cidade. É "engraçado" ver os prédios todos marcados por tiros de balas. Toda a cidade esta um pouco mal tratada. Bastantes prédios danificados, um rio extremamente poluido, condutores loucos, etc...., mas o centro da cidade é bastante acolhedor.
Uma das muitas paredes onde se podem ver as marcas da guerra

Sarajevo


Almoçamos num pequeno restaurante mesmo no centro da cidade. Sinceramente já não me lembro do nome do prato, mas posso dizer que é algo típico daqui, pois toda a gente come isso. E quando digo toda a gente, digo mesmo toda.... Nao é mau, mas um pouco enjoativo. Pequenos rolos de carne frita dentro de um pao estilo Kebab turco e com muita cebola. Como bons portugueses que somos fizemos questão de pedir o maior, ou seja sobrou comida. Mas, como em tempo de guerra nao se limpam armas eu pedi ao empregado para me embrulhar o que sobrou e levei comigo.

O nosso almoço
Voltamos para o hostel a meio da tarde. Ja ligeiramente cansados passamos o final da tarde a jogar cartas, a comer bolachas com queijo e a beber cerveja numa pequena mesa que se encontrava a entrada. A marca da cerveja era "Sarajevsko". Nada ma por sinal.....
Por volta das 19h30 decidimos fazer o jantar. Menu: arroz com ervilhas e o resto da carne do almoco. Ah, e a famosa cerveja, claro. Bem bom.... Falamos com a Rosie (a inglesa que tinhamos conhecido nessa manha) e convidamo-la para jantar. Aceitou prontamente, claro. E la fomos nos montar a nossa cozinha ambulante. Estava ja o jantar quase pronto quando chega um novo hospede ao hostel. Chamava-se Sandro. Italiano, de Trieste, estava ali sozinho. La nos apresentamos e, como o que da para 3 tambem da para 4 este juntou-se a nos no jantar.

Acabamos de jantar, lavamos a louca e viemos para o barzito que tinha no hostel. Grande mesa: australianos, ingleses, o italiano e nos. Mark, Harj, Sandro, Rodolfo, Cesar, Rosie, Kate, e outros mais que nao me lembro o nome. Muita cerveja, muita Vodka e fomos acabar a noite no "The Club", uma discoteca no centro de Sarajevo. Bastante longe do hostel, o que nos obrigou a uma grande caminhada, mas foi uma noite louca....., ate por volta das cinco da manhã.
O Sandro partiu mal regressamos ao Hostel. Vai em direccao a Guca, uma pequena cidade a sul de Belgrado, na Servia onde vai haver um festival de musica - "The most famous Folk Festival in Serbia". Podem saber mais em http://www.guca.co.yu/eng/index.php. Tenho ja o contacto dele, pois e bem provavel que va mesmo a este festival.

Hoje e um dia para esquecer. Nada de muito importante para dizer. Os ingleses estao ja la fora numa esplanada a beber canecas de meio litro de cerveja. Mas eu acho que vou descansar.... Vai ser um dia para relaxar entre o bar, a minha cama la em cima e os degraus da escadaria que tambem servem para descansar de vez em quando. Neste momento estou na internet, junto com o Harj que esta aqui ao meu lado e o cesar foi dar uma volta pela cidade. Esta tambem aqui no bar um ingles de barba comprida, na companhia da sua namorada a tocar um pequena viola vermelha que traz consigo. O hostel, apesar de "estranho" e fabuloso. Super acolhedor, central e com um ambiente maravilhoso.

Cesar, Ro, Harj and Ammie

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Rodolfo,
Obrigado por me dares a oportunidade de te acompanhar nestas férias ... através dos pequenos textos que vais fazendo! Estou a adorar! Continua!
Acho que, como bom português, deves provar todas as gastronomias da Europa... são todas muito boas quando estamos de férias e em boa companhia!
Até amanhã e Beijinhos,
Ana Santos(FEP)