segunda-feira, agosto 06, 2007

9 Dia - Mostar

Domingo, dia 05 de Agosto. O Bata acordou-nos por volta das 07h30 para irmos dar o tal passeio às quedas de agua - Kravice. Eu, o César, a RosieThomas da Noruega, Ana de Barcelona e um turco que nao me lembro o nome. Ah, e o Bata, o motorista mais louco da Bosnia...:) Fomos numa Ford Transit ja com uns anitos. Mal saimos do apartamento a ordem era para não falarmos muito alto. Estávamos em território inimigo, na parte da cidade onde moram os cristãos e, Bata como muçulmano que é simplesmente nao gosta de criar confusões e dar muitas confiancas. Mostar é uma cidade pequena onde de pode assistir com relativa facilidade à tensão ainda existente quer entre religiões, quer entre povos. A cidade está dividida ao meio e a fronteira é a estrada principal da cidade. De um lado a zona cristã onde se podem ver igrejas, mosteiros, cruzes em vários jardins e do outro a zona muçulmana onde se avistam as mesquitas com os seus imponentes minaretes. Ao longo da estrada principal, que divide a parte muçulmana da cristã todos os edifícios estão bastante massacrados e destruídos pela guerra. Bem, mas lá fomos nós. Mal atravessámos a "fronteira", a dita estrada, foi o fim do mundo. Música Bósnia em volume alto, o Bata aos berros, a cantar e a dançar e lá fomos nós, de carrinha até às quedas de água.
Cada dia que passa, a Bósnia consegue surpreender-me mais e mais... Fabuloso mesmo. Chegamos ao local deviam ser mais ou menos 10 horas. Que lindo. Só visto mesmo. Era domingo, o que fez com que houvesse mais confusão do que num dia normal, mas tava-se bem.


Passamos a manhã neste local maravilhoso. Por entre quedas de água, jacuzis naturais, palhaçadas entre nós, brincadeiras, etc... Almoçamos também neste local e deviam ser por volta das 13h30 quando partimos. Bem, foi demais. O Bata é cá uma personagem.... Muito fixe mesmo.

Metemo-nos na carrinha e lá fomos nós, agora em direccao a Pocitelj - "Aldeia de Pedra". Uma pequena aldeia, perto de Mostar que foi totalmente destruida durante a guerra de 93-95. Muito fixe. Passamos lá um bom bocado a visitar a aldeia e a ouvir as varias histórias do Bata. Domina bem o Ingles, pois esteve fora durante 12 anos, a trabalhar como taxista na Suecia. Bem, estava um calor abrasador. Mas o dia estava a correr as mil maravilhas, como sempre...:):):). Partimos novamente na carrinha Ford Transit, desta vez em direccao a Blagaj. Nada de especial este local, a excepcao de ser a nascente do rio Buna. Bem, mas foi porreiro, Acabamos por jantar todos lá, mesmo ao lado do rio e foi uma verdadeira comedia. Comemos, bebemos e depois partimos em direccao ao Hostel, novamente em Mostar.


Chegados ao hostel, desta vez não iriamos ficar na varanda. Iamos, juntos com a Ana para outro apartamento do Bata. Estavam lá duas americanas, um americano e um finlandes. Compramos algumas cervejas, vodka e fomos jogar ao Psicólogo. Que jogo estupido (ou nao fosse eu o psicólogo), mas pronto deu para passar o tempo enquanto bebiamos uns copos. Foi uma noite agradável.

2 comentários:

Unknown disse...

Olaaaaaa...espero que estejas a curtir muito! Boas ferias e diverte te pois eu so vou de ferias em outubro...ate lá rtp! Beijocas oh ranhoso

FJNeves disse...

Grandes cenários mano, estou adorar esses cenários com a mistura de muita gente diferente. essa mistura de cenários, gentes e comidas dá uma dor alí a meio do braço.eheheh

Abração