domingo, julho 30, 2006

Varsovia - o primeiro destino

VARSÓVIA - o primeiro destino

Vista da Praca Central de Varsovia

Pequena ruela ao lado do Hostel onde estavamos

Chegados a Varsovia e apos termos pedido informacoes no posto de turismo do aeroporto no qual fomos atendidos por uma Polaca bastante antipatica, por sinal, apanhamos o autocarro 175 para a parte velha historica da cidade, bastante bonita devo dizer.

Aliás provavelmente a única parte bonita da cidade mas que compensa tudo o resto... Iamos nós muito descansados no autocarro quando me lembrei que talvez fosse melhor sairmos na paragem onde estavamos parados. Eu e a carocha ainda saimos, mas a Vilas ja levou com a porta na carola. hehehe. Acho que ate foi merecido. Rica ideia a minha, pois tivemos que andar ainda um bom bocado de mochila as costas para chegar aonde desejavamos. Mas tudo bem. Fomos a um outro posto de turismo onde a bacana que nos atendeu nos indicou um excelente hostel mesmo no centro de Varsovia. Fez-nos uma breve descricao do que nos esperava e nem pensamos duas vezes. Mandamos reservar e la fomos nos... Bem, espectacular. Mesmo no centro de Varsovia, a cerca de 20 metros da praca principal e por apenas 10 euros/noite por pessoa. Era um quarto para 9 pessoas mas na primeira noite estavamos sozinhos. Apenas na segunda noite apareceram mais duas pessoas. Tinha ca em baixo uma pequena sala e cozinha onde podiamos cozinhar e fazer as refeicoes. Mesmo muito fixe. Depois disso fomos dar uma volta pela cidade. Memso muito fixe. Muitas esplanadas, muita gente, predios lindissimos. Fomos tambem as compras, cerveja e massas instantaneas principalmente e chegamos ao fim do dia completamente estourados. De regresso ao hostel deitamo-nos e foi ate ao dis seguinte. De referir que o quarto era 10 euros mais o aluguer dos lencois. Mas ainda bem que nao paguei lencois nenhuns, pois descobri onde era o arrumo onde a senhora os guardava. Fui la busca-los e dormi lindamente, sem ter que os pagar. Bem, tv o mais correcto nao fosse escrever isto aqui, mas tudo bem. Nao deve haver problemas. Bem, a viagem esta a correr cinco estrelas. Ja e domingo e o dia de hoje correu lindamente novamente. Fartamo-nos de andar a pe e da parte de tarde tivemos que comprar bilhetes de BUS pois os pes estavam ja a dar o tilt. Amanha passaremos ca mais um dia e a noite, as 23h apanharemos um Autocarro para Vilnius, na Lituania. Chegamos ao destino por volta das 9h de terça feira, o que significa que demorara cerca de dez horas a viagem, ou seja, um massacre...:)
Bem, assim que puder volto a escrever para contar como está a ser.

Abracos e beijinhos

Até já

Rodolfo Dégues

A Viagem

A Viagem

Pessoal:
E entao, tudo fino? Bem, so agora escrevo porque ainda nao tive oportunidade de vir a Internet. A viagem para ca correu lindamente. Partimos as 00h30 de SJM e chegamos a Polonia eram ja 15h00. Um pouco longa e certo, mas correu tudo lindamente. Houve apenas um pequeno contratempo mas que vendo bem as coisas ate foi porreiro porque nos permitiu conhecer a parte do aeroporto onde se faz a separacao das malas. Bem, vou passar a explicar: iamos nos ja a entrar para o aviao qd nos dizem que duas das nossas mochilas trazem material suspeito e que nao podia ser transportado no aviao. Calculamos logo que fossem as botijas Campingaz que traziamos. La fomos nos aeroporto fora com fulano qualquer e apos ter percorrido o aeroporto quase todo a passo de cavalo la estavam as nossas mochilas atras de um biombo com um seguranca da prosegur e um policia.. Ao menos estavam bem guardadas...) Escusado sera dizer que qd entramos no aviao estavam todos a nossa espera. Apos isso correu tudo dentro da normalidade. Aterramos em Zurique por volta das 7h00 onde tomamos um cafe por 3 euros e que me custou bastante a dar e as 12h05 apanhamos novo aviao para Varsovia. Era o inicio das nossas ferias...:)

quinta-feira, julho 27, 2006

Está quase...

Está quase...

Amanhã é o último dia de trabalho.... Sexta feira, dia 28 e depois não fico cá nem mais um dia. Aproveitar as férias ao máximo. A mochila já está pronta. Estive a arranjar tudo ontem à noite, pois já não volto mais a Aveiro. Assim, é sair do trabalho, jantar e depois ir para o aeroporto. Desta vez está mais leve. Levo apenas o essencial sendo que levo roupas mais quentes e uma sapatilhas não vá o diabo tecê-las e apanharmos tempo frio. Tirando as sapatilhas e um casaco levo apenas o essencial. Nada de extras que só servem para aumentar o peso. Tenda nova, que tenho a certeza que deve ser bem melhor do que a que utilizei no verão de 2004...., bem, a mochila está bem mais vazia e leve que nesse ano.

O avião é já bastante tarde, por isso também não adianta ir muito cedo para o aeroporto. Parte do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto às 3h00 de sábado. Chegamos a Zurick às 6h30 e depois só às 12h05 é que temos novo voo para Warsaw onde aterramos às 14h05.

Como disse é aproveitar as férias ao máximo sem perder um único dia por cá..:) Quanto à hora de chegada é a ideal pois ainda temos a tarde toda de sábado para dar um volta por Varsóvia, procurar alojamento, etc. Não sei quanto tempo ficarei em Varsóvia, mas isso também só decidirei quando lá estiver.

Bem, este é o último post antes de partir. Penso que os próximos já terão algumas fotografias e episódios engraçados para contar...

Por isso,

Até já......

Rodolfo Dégues

sexta-feira, julho 14, 2006

Contratempos

Contratempos

Caros Amigos:

Infelizmente ainda não parti e já houve um contratempo. É verdade!... Infelizmente o trajecto terá que ser alterado. A zona será certamente a mesma. O bilhete de Avião para a Polónia já está em minhas mãos...:) Mas a visita à Rússia ficará para outra altura. As burocracias são muitas e não me apetece nada estar a abdicar da minha liberdade de escolha e de decidir para onde ir no preciso momento. Pois, exigem um visto, que para além de extremamente caro é também muito exigente. Dia exacto de chegada, dia exacto de partida, comprovativo da viagem e de estadia,etc, etc, etc... Na.....Não estou para isto. Bem, mas isto não altera a vontade nem as expectativas em relação à viagem. Vamos, como já disse para a Polónia, seguidamente partiremos para Norte e depois logo se verá. Tenho que me sentar e olhar para o mapa junto com os meus colegas de viagem. Finlândia, apesar de muito mais caro poderá ser uma alternativa. Ou então mais para baixo, como por exemplo a Roménia. Bem, é tudo uma questão de olhar para o mapa, fazer contas aos trocos e decidir. O que interessa é que irei de viajem. Isso é certo.
E também é certo que o primeiro destino será Varsóvia, na Polónia. Já tentamos estabelecer contactos no sentido de arranjar alguém que nos ofereça dormida. Era porreiro. Mais esse que se poupava. O problema é que somos 4 e arranjar a casa de alguém para ficarem 4 pessoas não será nada fácil. Mas logo se verá. Pelo menos alguém que nos sugira um sítio porreiro e barato para passar a noite. Caso contrário dormiremos no campismo ou então no aeroporto. Aí pelo menos será seguro...:), .... em princípio..!!!
Bem, faltam apenas duas semanas para a partida. Já não vejo a hora....

Até breve.

Rodolfo Dégues

terça-feira, julho 04, 2006

Os Preparativos

Os Preparativos

Ainda faltam 4 semanas para o voo, mas já não consigo pensar noutra coisa. He he he. É tão bom estar de férias. E ainda melhor é viajar. Só é pena não ter mais tempo livre e dinheiro também. Quando era estudante as coisas eram bem mais fáceis. Não tinhamos a preocupação das datas de partida e de chegada, nem a altura do ano, nem mesmo a limitação do tempo. Íamos e pronto. O único problema e dor de cabeça era mesmo a questão do dinheiro. Mas esse problema ainda hoje se mantém, agravado, como é claro com a questão da redução do tempo de férias, da limitação, da procura por um consenso entre todos, etc, etc. O destino está escolhido, Não foi fácil, mas cheguei lá. Inicialmente era para ir para a Bosnia-Herzegovina. Depois alterei o destino para Marrocos. Mais tarde cheguei a ponderar Índia, Senegal, etc, etc. Mas finalmente encontrei o destino final: RÚSSIA.
Apanhamos o avião dia 29 de Julho às 03h00 em direcção a Varsóvia na Polónia. A partir daí mudamos de transporte (autocarro, comboio, ....) e vamos rumo a Moscovo. No caminho passaremos pela Lituânia, Letónia e Estónia. Depois S. Petersburgo e, seguidamente, Moscovo. Partindo de Moscovo iremos descer rumo à Bielorússia e
seguidamente Kiev, na Ucrânia. Por fim rergessaremos a Varsóvia para apanhar o avião de volta ao Porto. Este é o trajecto que se desenha, no entanto poderá certamente ser alterado com o decorrer da viagem. Quanto às cidades a parar isso logo se verá...

Com o destino traçado e a viagem marcada há que começar a pensar o que levar. Sim, partiremos dia 29 de Julho às 03h00 do aeroporto Sá Carneiro, no Porto e o dia de regresso será passadas 3 semanas, dia 19 de Agosto. Pois, é que segunda feira, dia 21, já se trabalha...:(

Bem, este ano não posso correr o risco de levar tanta coisa como na última viagem. Menos roupa de preferência. Há que lavar a que levo...:) Já comprei uma nova tenda e tudo. Não quero correr o risco de acontecer o mesmo que da última vez...Chover e ficar com a tenda inundada. Tenho a certeza que será uma viagem inesquecível.

Até breve...